Desvendando Hamburgo

4 de dezembro de 2013

Um cruzeiro pelo porto, depois um passeio pelo centro histórico e, em seguida, descobrir a HafenCity, o novo centro de Hamburgo.  A ordem do roteiro não altera o sabor da descoberta! Há muitas maneiras de conhecer o charme fascinante dessa cidade hanseática e comercial tão tradicional e, ao mesmo tempo, tão moderna. Mas o passeio de barco pelo porto é certamente a base de qualquer visita bem sucedida em Hamburgo. Começando em um dos cais, a barca passa entre os enormes navios cargueiros, cruzeiros majestosos e iates elegantes ao longo de um dos maiores portos da Europa. Com certeza, uma experiência inesquecível complementada com um passeio relaxante pela parte antiga da cidade, onde comerciantes finos faziam negócios com café, chá e especiarias e hoje, entre belas residências e escritórios dos séculos XVII a XIX, restaurantes e bares originais convidam a passar tempo.

A antiga zona de armazéns, a Speicherstadt, abriga o maior complexo de armazéns do mundo, com arquitetura clássica em tijolos, apoiada em milhares de colunas de carvalho e atravessada canais de água, os Fleeten. Por outro lado, a Hamburgo de hoje e de amanhã pode ser vista na HafenCity, onde está sendo construído um dos maiores projetos arquitetônicos urbanos na Europa. Um contraste entre a tradição da navegação e a arquitetura moderna, cujo coração fica no quarteirão Überseequartier: entre a Speicherstadt e o porto, surge um mundo com um toque marítimo, com diversas lojas em uma ampla avenida, que leva até o Hamburg Cruise Center. Nesse ambiente, quem não fica com vontade de cruzar os mares é porque realmente tem os pés fincados em terra firme.

A vista maravilhosa para as águas pode ser desfrutada do mirante View Point, no Cruise Center, da “Costa de Pérola”, ao longo do Elba, com suas mansões luxuosas e restaurantes de primeira, ou dos Magellan-Terrassen (Terraços de Magalhães), que permitem uma vista rara do símbolo de Hamburgo, a filarmônica Elbphilharmonie, na ponta ocidental da HafenCity. E até no Dockland, um prédio de escritórios futurista que chega a 40 metros acima do Elba e tem um terraço com mirante aberto ao público, o charme dessa cidade portuária pode ser sentido de perto.

Mas a cidade tem também um outro tipo de charme, que pode ser descoberto no animado bairro, St. Pauli, com sua rua de pecadores, a Reeperbahn e, naturalmente, também no mercado de peixes, o Fischmarkt, em Altona, onde peixe fresco e muitas outras coisas são vendidas em leilão todos os domingos, bem cedinho – um jeito muito especial de fazer compras.

E por falar em compras, Hamburgo tem certamente tudo o que você procura.  Na Jungfernstieg, por exemplo, uma rua chique que começa no lago Binnenalster e concentra lojas e bancos até o centro, é possível passear nas calçadas ao longo da água, como também no Außenalster, a área de lazer e descanso.

Hamburgo tem, além de tudo isso, uma história arquitetônica muito rica que vale a pena observar por todo o passeio. Com certeza uma valiosa opção de viagem e conhecimento.

hamburgo


Nenhum Comentário

Nenhum comentário registrado!

Deixe um comentário