Outubro Rosa: A luta contra o câncer de mama

1 de outubro de 2014

Outubro Rosa

 

 

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP, no dia 02 de outubro de 2002. Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, com o apoio de uma conceituada empresa europeia de cosméticos.

O Brasil é mundialmente conhecido pelo seu maior símbolo: o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro-RJ. Em outubro de 2008, pela primeira vez, o Cristo foi iluminado de rosa.

Em outubro de 2009, se multiplicam as ações relativas ao Outubro Rosa em todas as partes do Brasil. Novamente as entidades relacionadas ao câncer de mama e empresas se unem para expandir a campanha.

Em Blumenau, alguns monumentos também são iluminados de rosa durante todo o mês de outubro, como o castelinho da Havan, a ponte Adolfo Konder e o prédio do Teatro Carlos Gomes. A ponte da Rua XV recebe intervenção e é pintada de rosa.

Outubro Rosa_Blumenau

Neste ano, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau promove a 4ª Caminhada, dia 19, a partir das 9h, com saída e chegada no Parque Ramiro Ruediger. As inscrições e retiradas dos Kits podem ser feitos nas lojas: Smile (Rua XV), Coisas de Vizinha (Galeria do Rubens), Arezzo do Shopping Neumarkt e na RFCC de Blumenau.

Previna-se:

auto exame

 

Visite o seu médico regulamente.

[Com informações do site outubrorosa.org]

Nenhum Comentário

Nenhum comentário registrado!

Deixe um comentário