A importância do arquiteto

12 de fevereiro de 2014

a importância do arquiteto

Muitas pessoas se perguntam sobre a importância de contratar um arquiteto, na maioria das vezes, porque não sabem o que exatamente ele faz. Além dos motivos relacionados às atribuições da profissão, recomenda-se a contratação do arquiteto para, principalmente, evitar dores de cabeça em relação a uma obra.  Porém, ele também pode ser consultado para outras situações, como a compra do imóvel , para saber se irá atender aos desejos do futuro morador, ou a compra dos móveis, por questões de estética, padrão e tamanho.

Alguns ainda acreditam que contratar um arquiteto oneroso e tem a falsa ideia de que eles indicarão somente produtos caros. Tudo isso é um grande equívoco. Os custos variam de acordo com o que o cliente tem disponível para investir. Não podemos esquecer que construir ou reformar exige, sim, disponibilidade financeira. Se o desejo do proprietário do imóvel é instalar mármore importado, painéis de vidro, madeira e aço inox, o investimento será maior.

O bom arquiteto sabe avaliar as necessidades do cliente, desenvolver o projeto de acordo com elas e equilibrar custos. Todas essas decisões – necessidades, custos, materiais de acabamento – devem ser tomadas na fase de projeto e profissional e cliente devem estar de acordo. É importante salientar que a elaboração do projeto exige tempo, porque todos os detalhes devem ser previstos para minimizar os problemas durante a execução.

Existem muitos profissionais envolvidos além do arquiteto: engenheiro, pedreiro, bombeiro, marceneiro, fornecedores (lojas de materiais de construção e de acabamentos) e não há como controlar todas as variáveis (choveu, caminhão quebrou e material atrasou, pedreiro faltou, loja fechou). Mas, de qualquer forma, a presença do arquiteto agiliza a solução dos problemas, pequenos ou grandes.


Nenhum Comentário

Nenhum comentário registrado!

Deixe um comentário