Aromaterapia: Sua casa perfumada

2 de janeiro de 2014

Chegar em casa e ser envolvido por um perfume agradável pode ser extremamente prazeroso, principalmente depois um dia cansativo. As fragrâncias são capazes de mexer com as emoções, seja trazendo tranquilidade ou recuperando o ânimo. Este é o princípio da aromaterapia, que utiliza óleos essenciais para gerar bem-estar físico e mental.

A aromaterapia também pode funcionar como coadjuvante no tratamento de disfunções no sistema nervoso, digestivo, respiratório e circulatório. Uma vez aspirada, a essência vai para o pulmão, é absorvida pelo sangue e percorre todo o corpo, ativando determinadas áreas, de acordo com as suas propriedades. Mas os principais efeitos são sentidos no campo emocional, controlado pelo sistema límbico do cérebro, o mesmo que recebe informações das fragrâncias. Os aromas podem ativar a amídala, o hipocampo ou o hipotálamo, atuando como antidepressivos, melhorando a memória e favorecendo o aprendizado, respectivamente.

Aromas e suas variações

Para aproveitar ao máximo os benefícios da aromaterapia, os especialistas recomendam a utilização de óleos essenciais puros, comercializados em pequenos frascos de vidro. Eles precisam ser dissolvidos em água e colocados em dispositivos aromatizadores para liberar perfume por meio do calor. O aroma não é enjoativo e dispersa rapidamente, por isso pode ser utilizado em diversos cômodos simultaneamente. Mas, mesmo sem permanecer por muito tempo no ar, a ação terapêutica é contínua.

Agora, se a ideia é só perfumar o ambiente, qualquer tipo de aromatizador vale: incensos, sachês, velas perfumadas, borrifadores e difusores. É importante lembrar, no entanto, que essas essências já vêm misturadas com fixadores e, por isso, o cheiro é mais forte e permanece por mais tempo no local. Neste caso, é preciso ter cuidado para não exagerar na mistura de perfumes.

aromaterapia nova trento

Sala de estar
Neste ambiente onde se costuma receber pessoas, o ideal é escolher essências alegres, energizantes e que ajudam a harmonizar. Alguns exemplos são o capim-santo, a hortelã-pimenta, o alecrim e a grapefruit. Porém, se a ideia é manter o clima mais intimista, o indicado são os aromas florais intensos como rosa, ylang-ylang e jasmim.

Banheiro
As essências bactericidas, que dão aquela sensação gostosa de limpeza e frescor, são as mais indicadas para este ambiente. Alguns exemplos são eucalipto, alecrim, pinho siberiano, capim-santo, citronela e hortelã.

Cozinha
O ideal neste cômodo é utilizar essências que harmonizam com os próprios dos alimentos. Boas opções são os perfumes cítricos como laranja e tangerina. Aromas de ervas e especiarias também combinam e podem abrir o apetite e ainda ajudar na digestão. Alguns exemplos são gengibre, canela, cravo, cardamomo, manjericão, noz-moscada, alecrim e hortelã-pimenta.

Quartos
Nesses locais, que devem ser os mais calmos da casa, é preciso usar essências que tragam tranquilidade e induzam ao sono. Lavanda, manjericão e laranja são indicadas para quem sofre de insônia. Já ylang-ylang, cedro, sândalo e olíbano são bons para relaxar e meditar. Se a ideia é favorecer o contato físico e o namoro, no entanto, pode-se optar por essências afrodisíacas como rosa, jasmim e patchouli.

Escritório
Na área onde normalmente se resolvem questões financeiras, vale utilizar essências que atraem a prosperidade. É o caso da canela, do orégano, da tangerina e do manjericão. Para favorecer a concentração e o foco, a essência de limão é a mais indicada.

Área externa
Como em ambientes abertos a tendência é que o aroma se dissipe rapidamente, o ideal é escolher essências que tenham funções repelentes, para manter os insetos do lado de fora. A mais indicada para este caso é a citronela.


Nenhum Comentário

Nenhum comentário registrado!

Deixe um comentário