Atitudes sustentáveis

9 de julho de 2014

Sustentáveis. Sejam atitudes, idéias ou práticas. Chame como quiser, o importante é fazer! É em casa que formamos os nossos hábitos, educamos as crianças e nos reeducamos para o consumo consciente. A vida moderna , que nos oferece tanta tecnologia e comodidades, também nos pede moderação. Uma troca justa. Facilitamos o nosso dia a dia e colaboramos com o planeta.  Acredite, podemos fazer muita coisa em casa para causar menos impacto ao meio ambiente e ainda economizar dinheiro. Que tal?

Atitudes sustentáveis? Tudo é uma questão de hábito. É possível reformular conceitos dentro de casa e adotar um novo comportamento em relação a rotina doméstica. Os próprios empreendimentos modernos nos oferecem total condições de tornar nossas casas e apartamentos sustentáveis. Alguns já adotaram o consumo colaborativo como um estilo de vida. Este sistema de criação de grupos com moradores promove a interação de pessoas, e a partir daí, surgem as trocas e empréstimos. Um ótimo negócio para todos!

Independente de onde você mora, a sua casa pode sim ser um laboratório para muitas outras práticas sustentáveis.

• Desligue os equipamentos eletrônicos da tomada e sinta no bolso a diferença que esta atitude faz. Calcula-se que o consumo dos aparelhos em stand-by é responsável por cerca de 15% da conta de luz de uma casa. Que tal reduzir o valor da sua?

• Valorize o trabalho das cooperativas agrícolas, que em todo o Brasil graças à união, produzem alimentos orgânicos em uma escala que possibilita a sustentabilidade de suas famílias. Sem agrotóxicos, os produtos são mais saudáveis para quem consome e para quem produz. E não é essa a ideia de saúde para o planeta?

• Para decorar a casa, visite lojas de artesanato regional e invista em objetos feitos com materiais naturais, reciclados ou reaproveitados. Muitos artistas contam com a consultoria de designers renomados em seus trabalhos e o resultado são peças super originais.

• Atitudes sustentáveis incluem, acima de tudo, um cuidado com as coisas que não são mais úteis para nós. Se não é bom pra você, não é bom para o meio ambiente. O óleo de cozinha deve ser armazenado em garrafas e enviados para reciclagem. Você sabia que um litro dele descartado incorretamente, como na pia da cozinha, por exemplo, polui até 25 mil litros de água? Além disso, entope tubulações e encarece os processos de tratamento de água, o que reflete também na conta e, consequentemente, no seu bolso.

• Observe a quantidade de lixo gerado na sua casa em um dia. Não é impressionante? Muitas das embalagens descartadas podem ser substituídas por refil, que é mais barato, outras reaproveitadas para novas utilidades e os restos de comida evitados. O que acha de “limpar” o lixo?

Lance este desafio para a família, você vai se surpreender com as soluções possíveis para evitar o desperdício e economizar!

atitudes sustentáveis


Nenhum Comentário

Nenhum comentário registrado!

Deixe um comentário