Como presentear no amigo secreto da empresa

10 de dezembro de 2014

Tirou o chefe no amigo secreto da empresa? Tem medo de comprar um presente e parecer ‘puxa-saco’? Sorteou uma pessoa que você não conhece ou de quem não gosta? Essas situações são comuns no fim do ano, quando as empresas promovem a brincadeira para incentivar a confraternização entre os funcionários.

Este é o momento de brindar os bons e maus momentos que aconteceram durante o ano. As pessoas devem manter o alto astral e aproveitar a brincadeira, lembrando sempre que este é um evento corporativo.

O amigo secreto é um bom momento para estreitar o relacionamento com pessoas com quem temos pouco contato. Não é só uma ‘festinha da firma’, é possível conhecer e conversar com profissionais que podem te ajudar em diversas situações dentro da empresa ou até te indicar para novas oportunidades.

Um dos fatores que pode determinar a participação dos funcionários é o valor do presente. Presentes caros podem afastar os colaboradores e itens muito baratos podem trazer surpresas na hora da troca. O valor deve ser estipulado pelo grupo, para que todos possam participar sem pesar no orçamento de ninguém, pois nessa época do ano, as pessoas estão gastando com outros presentes e se preparando para as contas do início do ano e, por isso, o valor pode ser simbólico.

amigo-secreto

 Veja 10 dicas para evitar  gafes e situações constrangedoras na hora da troca de presentes.

1) Não gosto da brincadeira de amigo secreto. O que eu faço?
Segundo especialistas, os profissionais que não gostam do amigo secreto devem se esforçar para participar. A brincadeira pode ser uma forma de melhorar o relacionamento entre os colaboradores da empresa e a confraternização é sempre bem vista pela chefia. Caso o funcionário realmente não possa participar, ele deve declinar e explicar suas razões de forma sucinta. A pessoa só precisa dizer que não vai participar neste ano por um motivo pessoal ou porque tem outro compromisso no mesmo dia.

2) Tirei uma pessoa que mal conheço. O que eu dou de presente?
Se não houver uma lista de presentes e se as dicas são insuficientes para escolher, será preciso perguntar para outras pessoas para descobrir os gostos do amigo secreto. Investigue com amigos. É uma boa oportunidade para estreitar a nova amizade. Presentes simples como porta-retratos, livros e vinhos são boas opções para não cometer erros.

3) Não gosto da pessoa sorteada. Posso trocar?
Todos devem entrar no clima da confraternização. Não deixe sua insatisfação transparecer e continue na brincadeira, mantendo um bom relacionamento com todos. Exercite sua capacidade de relacionamento pessoal, que sempre será positiva na sua carreira. Mas, se o sorteado for um desafeto, a melhor opção é falar com quem está organizando o amigo secreto e tentar trocar para evitar problemas.

4) Tirei o chefe. Que presente eu dou para não parecer ‘puxa-saco’?
A primeira regra é não dar um presente que custe mais do que o valor estipulado no início da brincadeira. Presentes muito pessoais como roupas e perfumes devem ser evitados. Investigue seus hobbies, gosto e estilo. O cuidado com o presente deve ser o mesmo dispensado para qualquer outro colega de trabalho.

5) Posso dar um presente que custe mais do que o combinado?
O valor é determinado para facilitar a escolha e evitar diferenças nos presentes. É melhor seguir o que já foi estipulado para ninguém se sentir constrangido. Se não for possível comprar algo exatamente no valor estipulado, é melhor optar por um item mais caro do que abaixo do combinado. Nesse caso, o presente pode passar no máximo R$ 10. Nada de bazar ou ponta de estoque.

6) O que falar na hora de descrever o amigo secreto?
De acordo com as especialistas, os profissionais só devem falar características positivas e evitar detalhes físicos. A descrição deve enaltecer o respeito e a amizade, o resto não tem necessidade de ser mencionado”. Brincadeiras e trocadilhos também devem ser esquecidos, já que podem criar situações constrangedoras. Encontre palavras positivas e seja simpático com seu amigo secreto, não fale nada que possa deixar a pessoa sem graça ou magoada.

7) E se eu não gostar do presente, o que faço?
Agradeça e, dependendo do que for, tente trocar. Para reduzir as chances de o amigo secreto não gostar do presente, compre itens que possam ser trocados.

8) O vale-presente é uma boa opção?
O vale-presente não é o ideal, pois mostra que a pessoa não se preocupou em escolher um presente com mais carinho. É melhor evitar. Essa opção pode ser utilizada quando não há uma lista de presentes ou quando o profissional não sabe o que dar. Nesses casos, o vale-presente pode ser uma solução.

9) Quais são as melhores e as piores opções de presente?
Livros, DVD, agenda, porta-retratos e objetos que possam ser utilizados no escritório são os produtos mais indicados. Presentes pessoais como roupas, perfumes e lingeries não devem entrar na lista de compras.
Apesar de o livro ser uma boa opção, é preciso tomar cuidado na hora da escolha. Por exemplo, livros de tom erótico não são adequados. Mesmo sendo uma brincadeira, é preciso manter o profissionalismo.

10) Não encontrei nenhum presente adequado. Devo perguntar por outra opção ou compro o que achar mais conveniente?

Pergunte discretamente por outra opção. Observar a mesa de trabalho do amigo secreto e conversar com outros colegas também podem ajudar a ter novas ideias. O ideal é tentar atender o desejo do sorteado. Quando não sabemos o que dar, temos que pesquisar mais. Temos que dar o que a pessoa quer e não o que achamos legal.

amigo-secreto-2

[Fonte: G1]

Nenhum Comentário

Nenhum comentário registrado!

Deixe um comentário