Cozinha planejada – Mobilidade e Harmonia

23 de julho de 2015

Muitas pessoas desejam ter uma casa que seja tanto bonita quanto confortável. E seguindo esta necessidade, os ambientes planejados tem sido aposta principal de muitas famílias. Um ambiente planejado é feito de acordo com as dimensões do espaço para que seus fluxos de passagem e aberturas não interfiram no dia a dia.

cozinha-planejada-todeschini

Falando em cozinha, este é um espaço muito utilizado e precisa ser pensado para ser funcional e harmônico. “Além da estética escolhida para a cozinha, também será pensado a frequência de uso dela, o número de pessoas que a utilizarão e a ergonomia necessária para atender os usuários da cozinha em questão”, destaca Graziella Aguiar, arquiteta e consultora da Master House Manutenções e Reformas.

Tipos de cozinhas planejadas:

  • Com móveis modulares: quando o fabricante estipula as dimensões de móveis que ele trabalha e essas dimensões são adequadas às medidas do ambiente.
  • Com móveis sob medida: quando, como o próprio nome já diz, os móveis são fabricados de acordo com as medidas estipuladas pelo projeto.

Benefícios e desvantagens de uma cozinha planejada: 

As vantagens com certeza são inúmeras. “Além de poder escolher cores e acabamentos que trarão um conforto visual ao proprietário, a cozinha planejada é pensada de acordo com a rotina dele”, diz. “Por meio de uma cozinha planejada, é possível atender todas as necessidades do cliente, seja ela mais espaço para guardar utensílios, mantimentos ou mesmo uma área melhor para cozinhar para muitas pessoas. Enfim, para cada caso é pensado uma cozinha diferente”, acrescenta Graziella.

Em relação às desvantagens é difícil apontar, mas se um fato que precisamos concordar que é ruim, é o fato de não poder ser movido para outro espaço, pois como ele foi projetado para um determinado espaço, fica difícil caber em outro.

cozinha-planejada-italinea

Dicas para escolher o projeto da cozinha planejada:

  • É preciso prestar a atenção no material usado, exija sempre MDF.
  • Os móveis precisam ter uma boa estruturação também.
  • É preciso ver se o acabamento é bem feito, sem recortes e rebites.
  • Vale prestar a atenção no tempo de montagem e na organização da cozinha e sempre respeitar o projeto e as condições estruturais que o espaço que receberá a cozinha oferece.
  • É preciso sempre respeitar as vigas, pilares, tubulações hidráulicas e pontos elétricos na hora de planejar qualquer ambiente.

Nenhum Comentário

Nenhum comentário registrado!

Deixe um comentário