Feche a varanda do apartamento com vidro

13 de agosto de 2014

Esse lugar para encontros e celebrações é que torna o ambiente tão cobiçado. Antes de promover a varanda a estrela do apartamento, há quem prefira criar uma forma de mantê-la fechada, conquistando mais aconchego e proteção para descansar ou receber os amigos. Quem escolhe um imóvel com sacada já pensa em criar um canto de lazer. A salvo do vento e do barulho, ele fica ainda mais agradável.

varanda fechada com vidro noturna

Do ponto de vista arquitetônico, a varanda cumpre uma função que vai além de ser espaço de relaxamento, pois cria sombreamento sem bloquear a entrada de ar e claridade. Com medidas generosas, esse lugar se coloca como extensão natural do living. Por isso, é normal isolá-lo. Quanto à parte legal, lembre-se de que essa decisão envolve o condomínio. Definir o sistema de fechamento e o tipo de vidro a ser usado requer, em primeiro lugar, uma verificação das normas do edifício. Detalhes como as cores do vidro e dos perfis são determinados em convenções internas. Obedecer a esse padrão mantém a unidade visual do prédio – o que valoriza o imóvel em caso de venda – e evita que sua obra seja questionada pelos vizinhos.

A força do vento nos andares mais altos serve de parâmetro para todos os outros. Vidros com espessura de 8 ou 10 mm garantem a resistência necessária para isolar a sacada. Se for laminado [uma película interna impede a queda de estilhaços em caso de quebra], melhor ainda. As folhas de vidro podem ir do piso ao teto ou começar a partir do guarda-corpo. Cabe ao instalador avaliar a melhor opção, de acordo com a resistência da mureta original. Nos dois casos, evite tirar as portas entre a varanda e os ambientes internos. Elas estão ali para proteger o restante do imóvel de vento e chuva.

 

03-varanda-de-apartamento-com-vidro

1- Sistema Europeu: É o mais vendido atualmente. Permite a abertura total do vão e se adapta a todos os formatos de varanda. As folhas de vidro ficam alinhadas num único trilho por um pivô central. Com um giro de 90 graus, elas se recolhem por completo num dos cantos. A vedação contra água é pouco eficiente.

2- Sistema Stanley: De acordo com o tamanho do vão, acrescentam-se mais trilhos por onde as lâminas de vidro podem correr. Assim, a abertura fica quase completa: todas as folhas se escondem atrás de um painel fixo. A distribuição versátil controla o vento de forma especialmente eficaz.

3- Sistema Versatik: Funciona como uma grande janela, com duas laterais fixas e as lâminas centrais móveis correndo por um único trilho. A desvantagem está na limitada abertura do vão, a menor entre os sistemas. Por outro lado, apresenta a mais alta capacidade de vedação da chuva.

varanda fechada com vidro

Na hora de contratar o serviço de uma empresa, verifique se ela oferece atendimento pós-venda e garantia. Peça indicações de antigos clientes – são um bom termômetro da qualidade dos serviços. Quanto ao orçamento, você vai encontrar diferentes formas de cálculo – as empresas podem cobrar por m², metro linear ou por projeto fechado.

 

[Fonte: Site Casa]

Nenhum Comentário

Nenhum comentário registrado!

Deixe um comentário