Fio egípcio: o verdadeiro

17 de fevereiro de 2015

O fio egípcio é sinônimo de qualidade em tecidos. O algodão produzido no Egito tem características especiais que o tornam desejado nos cinco continentes.

Os egípcios produzem tecidos desde o tempo dos faraós. Alguns tecidos em linho desta época existem até hoje e podem ser vistos no Museu Metropolitan, em Nova York, em perfeito estado de conservação. Há cinco mil anos, o algodão chegou ao Egito trazido da Índia e todo o conhecimento na produção de tecidos de linho foi aplicado ao algodão. Eles se especializaram e essa tradição permanece até os dias atuais.

Hoje o Egito é responsável por 40% da produção de algodão de fibras longas, extra longas, finas e extra finas no mundo. Porém, esses 40% correspondem somente a 3% da produção de algodão mundial, tornando-o uma matéria prima rara e escassa.

algodao-egipcio

Além da tradição, o Egito possui características geográficas e climáticas muito favoráveis: sol intenso, poucas chuvas e solo úmido, irrigado pelas cheias do rio Nilo que nutrem o solo e criam uma condição ideal para o cultivo da planta. Além disso, o algodão egípcio é colhido à mão, o que preserva as características originais da fibra como maciez e brilho excepcionais.

Ele é cultivado em todo o país. Porém na região do Baixo Nilo, próximo a esfinge de Gize, cultiva-se o algodão tipo Giza, que é mais branco, tem mais brilho e tem fibras extra finas e extra longas. Isso significa que ele tem mais resistência do que outros algodões. No processo de fiação, quanto mais longa e fina for a fibra, mais fino e sem imperfeições será o fio. Consequentemente, o tecido terá maior resistência, maciez e um aspecto perfeito naturalmente. Uma fibra longa, como a do algodão egípcio, mede de 3,4 a 4,8 cm, podendo chegar a 5 cm, dependendo da safra. Já a fibra do algodão cultivado no Brasil, por exemplo, mede cerca 1,2 cm.

O algodão egípcio é empregado em produtos mais nobres, pois seu custo é alto e não existe matéria prima disponível para produção em larga escala. Na produção de roupas, a camisaria é um bom exemplo, e nas roupas de cama, em lençóis feitos em ligamento acetinado, em peças que possuem resistência e toque leve e extremamente macio.

lençol_fio_egípcio

Fique atento: No momento da compra, o consumidor deve saber que em qualquer lugar do mundo, produtos fabricados com algodão egípcio tem custo mais alto. Marcas conceituadas compram tecidos com certificado de procedência, pois querem garantir que o seu cliente compre o verdadeiro produto.


Nenhum Comentário

Nenhum comentário registrado!

Deixe um comentário