Que tal inovar na ceia de Natal?

17 de dezembro de 2014

Mesmo quem não está de dieta costuma se arrepender um pouco das extravagâncias gastronômicas de fim de ano. Afinal, com tantas opções de pratos doces e salgados, fica difícil se lembrar da saúde. Para que ninguém fique com peso na consciência por ter castigado o organismo com exageros, as ceias podem ser planejadas com base nos grupos alimentares. Isso significa que, em vez de preparar quatro tipos de carnes, três de arroz e um monte de sobremesas, melhor escolher um tipo de cada coisa, para poder provar de tudo com moderação e sem culpa.

Carnes – Peru, chester, tender e pernil. Esses são os quatro tipos de carne que costumam reinar nas festas de fim de ano, mas não é necessário fazer todos de uma vez, para não haver um excesso de proteínas no menu. As carnes de porco, como pernil e lombinho, e a bacalhoada são tão bons para a saúde quanto as aves e podem ser uma forma de variar o cardápio. Na hora do preparo evite as opções já temperadas, pois os temperos naturais são mais saudáveis. Alguns deles são: alho, vinho branco, suco de laranja, cravo, ervas e especiarias mais fortes.

Bacalhau em cama de quinoa negra

Bacalhau em cama de quinoa negra

Legumes – Quando a carne já estiver dourando, é possível usar o calor do forno para assar trouxinhas de legumes, como inhame, batata-doce, abóbora, brócolis e couve-flor temperados com azeite, alho e sal, e envoltos em papel-manteiga e papel alumínio. Se a carne da ceia for de porco, é melhor evitar o uso de linguiças ou presunto nesses pratos.

Trouxinha de folha de acelga com legumes

Trouxinha de folha de acelga com legumes

Arroz – Como todo o cardápio será especial, não é necessário fazer um arroz muito elaborado. Acrescente cenoura ralada, ervilha ou vagem, a escolha fica a critério do cozinheiro. Passas e azeitona (depois do arroz pronto) deixa o prato diferente e benéfico. Para finalizar, salpique lascas de amêndoa.

Arroz integral com ervas e lascas de amêndoa

Arroz integral com ervas e lascas de amêndoa

Farofa – Outro item indispensável das ceias, a farofa pode ficar ainda mais interessante para o organismo, caso seja usado azeite em seu preparo, para reduzir a quantidade de gorduras. A mistura da farinha de mandioca com algumas colheres de farinhas de aveia e de linhaça faz com que os nutrientes aumentem, já que são ricas em fibras, vitaminas, proteínas e ácidos graxos, como o Ômega 3.

Farofa com passas e nozes

Farofa com passas e nozes

Sobremesas – Fora o tradicional panetone, as sobremesas costumam ser uma bomba de leite-condensado e creme de leite. Apesar de não serem proibidos, esses ingredientes devem ser usados com moderação e, sempre que possível, use frutas.

Parfait de morango com iogurte

Parfait de morango com iogurte


Nenhum Comentário

Nenhum comentário registrado!

Deixe um comentário