Um novo membro da família em apartamentos

15 de julho de 2015

Se você mora ou irá morar em um apartamento e está pensando em adquirir um bicho de estimação, esta é o uma ótima escolha. Porém, é necessário ter bom senso ao escolher o animal e pensar principalmente no porte do animal. A criação do cão ou gato requer cuidados como prover alternativas para exercícios e brincadeiras e delimitar um espaço, mesmo que reduzido, que seja somente do animal.

Não existe uma metragem mínima estipulada para que se possa criar bem um pet, mas lembre-se: nenhum bichinho é feliz se ficar confinado, por exemplo, em áreas de serviço ou varandas.

Por terem um comportamento mais tranquilo, os felinos de modo geral se adaptam bem a apartamentos. Se a ideia for criar um cachorro, os de pequeno e médio porte são mais indicados porque vivem com mais facilidade nos espaços reduzidos dos apês. Raças como Poodle, Yorkshire, Fox Terrier, Schnauzer, Pinscher, Dachshund, Shih-Tzu e Pug são algumas das recomendadas. Os vira-latas (SRD) também podem viver bem em apartamentos, caso você queira adotar um, pesquise sobre a origem e o tamanho dos pais – no caso de filhotes, para ter ideia do porte do animal – ou leve para casa um cãozinho já adulto.

Dicas de como organizar-se:

Comida: Há quem tenha cachorro em casa e nunca tenha comprado um saco sequer de ração. É claro que é difícil resistir àqueles olhinhos que “pedem” tudo o que você está saboreando, mas tenha muita atenção com isso: cachorro não é gente, a comida humana pode, muitas vezes, prejudicar seu animalzinho mais que agradá-lo. A ração é desenvolvida especialmente para o organismo dele e só tem a acrescentar ao bem-estar do pequeno.

Brinquedos: Principalmente quando filhotes, esses bichos sentem a necessidade de morder tudo o que encontram pelo caminho. Se você não der a ele os brinquedos adequados para gastar os dentinhos em formação, ele vai acabar mordendo seus sapatos, roupas, móveis e quaisquer outros objetos. Por volta dos seis meses de idade, esse tipo de preocupação merece atenção especial, uma vez que seu bichinho estará ganhando seus dentes definitivos.

Segurança: Os produtos de limpeza e os medicamentos precisam ser adequadamente armazenados, longe do alcance do bichinho. Se ele ingerir, por acaso, qualquer um desses produtos, as consequências podem ser fatais e é fundamental que você o leve imediatamente a um veterinário de confiança.

Hora de dormir: O ideal é que seu animalzinho possua um espaço especialmente destinado a ele na casa. Esse tipo de atitude ajuda a impor os devidos limites e impede que ele cresça sem respeitar os demais espaços. Escolha uma cama feita de tecido, de preferência algodão, e evite aquelas com botões que ele possa engolir e zíperes nos quais ele possa se ferir. As camas feitas de plástico e náilon podem ser tóxicas.


Nenhum Comentário

Nenhum comentário registrado!

Deixe um comentário